O que é epicondilite lateral?
A epicondilite lateral é uma inflamação caracterizada por dor na região lateral do cotovelo, que se espalha para o antebraço. Também é conhecida como “cotovelo de tenista” ou “tendinite de tenista”.
Quais são as causas da epicondilite lateral?
A epicondilite lateral é causada por esforço físico intenso ou movimentos repetitivos cumulativos, que lesionam os tendões do cotovelo (extensores dos dedos e punho).
Apesar de ter esse nome popular relacionado à prática esportiva e ser comum em jogadores de tênis e beisebol, a doença não acomete somente essas pessoas. Trabalhadores que exercem atividades que envolvam carpintaria, ou são submetidos ao excesso de digitação, escrita ou desenho, por exemplo, também estão sujeitos a desenvolver a epicondilite lateral. Muito comum também a causa estar relacionada com a coluna cervical. Por isso uma boa avaliação é primordial para saber a causa.
Quais são os sintomas da epicondilite lateral?
A dor causada pela epicondilite lateral concentra-se na parte externa do cotovelo, podendo irradiar. O incômodo piora quando a mão está virada com a palma para cima e durante a execução de atividades cotidianas, como girar maçanetas, escovar os dentes, pegar algo pesado, flexionar os dedos com força e apertar a mão de uma outra pessoa. Estimular continuamente o cotovelo sem tratamento pode levar a um quadro de dor mesmo em repouso. Se não realizar o tratamento correto pode perder até a força dos dedos e do ante braço.
Qual o tratamento para a epicondilite lateral?
O tratamento inclui a utilização de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos na fase aguda e fisioterapia, evitando as atividades repetitivas que originaram a dor.
Como é feito o diagnóstico da epicondilite lateral?
Normalmente o exame clínico é o suficiente. No consultório, o médico ou fisioterapeuta deverá ouvir a história do paciente e realizar alguns testes na coluna cervical e no membro superior afetado. Feito uma boa avaliação iniciar a fisioterapia para aliviar os sintomas e fortalecer a região afetada.
Comments