A hérnia de disco é causada pelo envelhecimento, desidratação, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral e devido a longos períodos na mesma posição. Podendo ocorrer em diferentes pontos da coluna, é processo inflamatório que pode afetar diversas idades.
As dores causadas pela hérnia de disco podem ser intensas, e apenas o tratamento certo pode ajudar a aliviar. Então, se você foi diagnosticado com esse problema ou quer identificar se tem essa condição, continue a leitura.
Vamos falar sobre os tipos de hérnia de disco, o que pode causar, sintomas e, principalmente, sobre os tratamentos não cirúrgicos que podem te ajudar a aliviar a dor. Vamos juntos!
O que causa a hérnia de disco?
Os discos intervertebrais, tecidos entre os ossos da coluna, são compostos de um centro macio, semelhante a um gel, e um revestimento externo rígido.
As juntas criadas entre cada um dos ossos da coluna, desenvolvidas pelo disco intervertebral, permitem que eles se movam. Porém, quando este revestimento externo do disco se rompe, seu centro pode passar pela abertura, criando uma hérnia de disco.
Existem alguns causadores da hérnia de disco, eles são:
Envelhecimento: que causa a perda de flexibilidade e elasticidade dos discos;
Sedentarismo, sobrepeso e má postura: que pode acelerar o desgaste do sico;
Hereditariedade: é possível nascer com hérnia de disco, sem que haja um causador postural ou traumatismo;
Realizar exercícios físicos de maneira inadequada, carregar ou levantar muito peso: movimentos e ações do dia a dia podem causar danos à coluna, por isso, é importante fazer movimentações conscientes;
Tabagismo e excesso de peso corporal: podem acelerar o desgaste do disco e causar as hérnias.
Pode ser também sem causa aparente (idiopática).
Quais são os tipos de hérnia de disco?
A hérnia de disco pode afetar diferentes pontos da coluna. Os diferentes tipos de hérnia de disco exigem tratamentos e intervenções diferentes. Para melhor entendimento das diferenças, conheça cada um deles:
Hérnia de disco cervical: tanto nervo quanto a medula espinhal podem ser atingidos pela hérnia de disco cervical. Neste caso, a dor ocorre quando há compressão do nervo, que fica mais sensível aos estímulos dolorosos;
Hérnia de disco lombar: este tipo é provocado pela compressão e inflamação de nervos e afeta a região mais baixa da coluna;
Hérnia de disco torácica: causada pelo deslocamento ou protrusão de um disco intervertebral na região torácica da coluna vertebral.
Podendo ocorrer em qualquer parte da coluna e tendo diferentes tipos, a hérnia de disco mais comum é na região lombar, porém, a maioria dos pacientes tem melhora com tratamento não cirúrgico.
Quais são os sintomas da hérnia de disco?
A hérnia de disco pode pressionar nervos espinhais próximos (radiculopatia) ou a medula espinhal (mielopatia), causando dolorosos sintomas. Cada tipo de hérnia de disco causa sintomas diferentes, são eles:
1. Hérnia de disco cervical
As dores causadas pela hérnia de disco cervical, normalmente, se concentram nas regiões do pescoço, membros superiores, cabeça e na nuca.
Nesses casos, é possível que o paciente passe a ter dificuldade para movimentar pescoço e braços, além disso, experimentar fraqueza e formigamento nos braços, mãos e dedos.
Alguns dos sintomas de hérnia de disco cervical, são:
Dor na parte superior das costas;
Diminuição da força em um dos braços;
Dor no pescoço durante a movimentação;
Dor que se estende para os ombros ou braços;
Sensação de dormência ou formigamento braço, mão e/ou ombro.
É possível sentir um ou mais sintomas, em casos de identificação de dores cervicais, procure um médico ou fisioterapeuta para iniciar o tratamento não cirúrgico.
2. Hérnia de disco lombar
A hérnia de disco lombar causa dores fortes e intensas fortes na parte da perna onde a raiz nervosa é afetada. Além disso, em alguns casos, pode haver perda de força nos músculos afetados e dores na região lombar e nas nádegas.
Alguns dos sintomas de hérnia de disco lombar, são:
Dor na parte inferior das costas;
Dor na região do nervo ciático, que se espalha da lombar para a nádega, coxa, perna e calcanhar;
Cãibras, sensação de dormência e/ou formigamento em uma das pernas;
Sensação de fraqueza nas pernas e pés.
Em casos de identificação de um ou mais sintomas, procure um médico ou fisioterapeuta para realização do tratamento.
3. Hérnia de disco torácica
Neste tipo de hérnia os sintomas podem variar de acordo com a sua localização e a estrutura nervosa afetada. Dor no peito, nas costelas, no abdômen ou nas costas são as mais comuns, porém, elas podem se estender para os braços e as pernas.
Formigamento na região das costelas;
Dor ao respirar ou movimento o tronco;
Dor na parte central da coluna, que pode se estender para as costelas;
Dormência, formigamento, fraqueza ou sensação de queimação nas pernas e pés.
A constatação e tratamento precoce podem ajudar a evitar intervenções cirúrgicas e colher melhores resultados dos tratamentos não cirúrgicos. Por isso, em casos de identificação de um ou mais sintomas, procure um médico ou fisioterapeuta.
Vale ressaltar também que existem diversos casos de pessoas com hérnia de disco e não tem sintomas (assintomáticas).
O que fazer para aliviar a hérnia de disco?
É importante procurar atendimento de um médico ou fisioterapeuta nos primeiros sintomas, pois quanto mais cedo for identificada a hérnia de disco, melhores são as alternativas e condições de tratamento.
O tratamento pode variar de acordo com as condições do disco, porém, na maioria dos casos o tratamento é conservador ( fisioterapia) .
Algumas das alternativas de tratamento não cirúrgico são:
Tratamentos mais indicados:
Terapia manual ( método Mckenzie, mulligan, osteopatia)
Reeducação Postural Global (R.P.G.);
Atividades Físicas;
Exercícios específicos para a coluna vertebral.
Reabsorção da hérnia de disco
A hérnia de disco tem 66% de chance de ser reabsorvida espontaneamente pelo corpo humano. Isso pode ocorrer em um curto período de tempo ( até 3 meses ) ou um longo período de tempo ( 1 ano ou mais ).
Fisioterapia para aliviar a hérnia de disco
A fisioterapia é um dos melhores tratamentos não clínicos para alívio dos sintomas. As dores causadas pela hérnia de disco podem ser intensas e apenas o tratamento clínico pode ajudar.
Muitos casos podem ser tratados com fisioterapia, que oferece alternativas não invasivas, como exercícios específicos para aliviar os sintomas.
As técnicas aplicadas por fisioterapeutas experientes no tratamento de hérnia de disco tem ação analgésica, ajudando a aliviar a dor. Além disso, o uso da fisioterapia motora, com exercícios para estabilizar a coluna, garante o condicionamento e fortalecimento dos músculos.
Então, se você identificou algum sintoma ou já foi diagnosticado e deseja o melhor tratamento para alívio das dores, procure a clínica de fisioterapia mais perto de você e comece já o seu tratamento. E, se você é de Alphaville - Santana de Parnaíba, conheça a nossa clínica!
Comentários